13.11.2021 > 18.12.2021 | EXPOSIÇÃO
exposição de Migvel Tepes"LOVE & LIFE"
Museu Municipal de Espinho / FACE
Espinho, Portugal
REF 20211113_2021218
sobre
A Metamorfose, uma faúlha criativa e estrutura de ligação entre áreas distintas encaradas com fronteiras entre si, o trabalho criado e construído para as artes cénicas/artes de palco e a obra pessoal, de propósito livre e artístico.
Love & Life exterioriza com um conjunto de elementos, as experiências e os desejos vividos onde certezas foram encontradas. O Verde, o Espaço, a Maçã, a Oferta, o Tampo e o Ralo representam retrato, valor ou ligação, bem como a ausência ou ilusão dos mesmos.
A estrutura em três capítulos da obra de Kafka e análise visual na criação de espaço cénico ou adereços permitiu o arranque para um projeto que ainda não tinha rumo, contudo a própria ideia de metamorfose tomou conta do trajeto que acabou por ter.
Os destinos perseguidos foram atropelados e transformados, a vida seguirá um novo sentido.
biografia
Nascido a 29 de Novembro de 1981 na Póvoa de Varzim, em 2001 na exposição "Palco das Artes" no Porto assume a assinatura artística de Migvel Tepes sob qual assina desde então todo o seu trabalho pessoal assim os como projetos que realiza na àrea da criação/construção para as artes de palco/performativas.
Em 2009 finaliza uma licenciatura em Artes Plásticas, na ESAP - Escola Superior Artística do Porto, onde dedica o grosso da sua investigação/trabalho/criação à pintura, sendo que a par adquire técnicas de gravura,litografia e serigrafia.
Em 2001 inicia o seu caminho em exposições de nome próprio e ações coletivas espalhadas por Portugal continental, que variam entre o trabalho estreitamente ligado às artes visuais (desenho/pintura/ilustração), dedicando nos últimos anos alguma atenção a mailart da qual resultam participações em exposições internacionais, pontualmente exposições apresentando marionetas, adereços assim como estudos ou protótipos.
Prémios de pintura e desenho a nível concelhio, um primeiro prémio nacional de ilustração no "18º Concurso de Cartoon do 20º AmadoraBD", e mais recentemente dois segundo lugares no "Concurso MARIONETAS e outras FORMAS de Animar – Mar-Marionetas Festival Internacional de Marionetas de Espinho".
ficha artística
ARTISTA Migvel TepesDIREÇÃO ARTÍSTICA E CURADORIA Migvel Tepes
CONCEÇÃO E CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO EXPOSITIVO Migvel Tepes
CONSULTADORIA ARTÍSTICA Monsenhor
FOTOGRAFIA Migvel Tepes, Município de Espinho, YZONK
DESIGN Museu Municipal de Espinho & YZONK
EDITORA chicoispertoedições
PRODUÇÃO ATELIER02
CO-PRODUÇÃO YZONK.com
SERVIÇO EDUCATIVO Serviço Educativo do Museu Municipal de Espinho
APOIO Município de Espinho & Museu Municipal de Espinho
AGRADECIMENTOS Armando Bouçon, Berta Pereira, Hélder Silva, Rita Betânia
depoimentos
É complicado dispor um conjunto de palavras assim encavalitadas umas nas outras sobre Migvel Tepes, sem pensar ou escrever um pouco sobre mim próprio. Quando digo que é complicado é porque, ainda tendo backgrounds e vivências e linguagens distintas, partilhamos um conjunto de opiniões e visões que são em muito similares. Posso dizer que conheço o artista e a pessoa há uma quase vida e a modos de brincadeira poderia mesmo dizer que o conheço há demasiado... mas vamos lá tentar.
Por vezes observar uma obra de Migvel Tepes é rever-me um pouco na sua criação. O exemplo perfeito será analisar um ou outro dos seus inúmeros "diários gráficos" e questionarmo-nos se este e aquele eventual rabisco ou se esta e aquela singular palavra foram respetivamente desenhadas e escritas pelo Tepes ou pela minha pessoa. É verdade que este auto reconhecimento constante na sua obra é também um reflexo de inúmeras horas de consultadoria artística que prestamos reciprocamente. Mas se esta minha relação com a obra exposta é bastante particular, não deixo todavia de me fascinar com a mesma, seja porque de quando em quando me reconheço ou seja porque ocasionalmente descubro algo de mim que até ao momento desconhecia. Fascinante ainda é a sua doutrina e disciplina exemplar e a sua mestria técnica.
Felizes aqueles que não se vêem refletidos nesta coleção aqui apresentada pois a inocência e a ignorância são ainda lugares aprazíveis. Felizes aqueles que se revêem porque viveram.
A condição humana é-nos aqui exibida através das mãos do artista numa limpeza estética profunda que nos questiona. A carcaça da embalagem e as carcaças que entendemos como habitáculo e as demais carcaças que carregamos como seres conscientes apresentam-se aqui em contraponto e numa subtileza única. Quem será capaz de ficar indiferente à beleza inerente da degradação aqui enaltecida?
Ao habitar este espaço tenho de conter-me... por um lado o leito é convidativo, no entanto por outro sei que parte de mim coabita sob o mesmo.
serviço educativo
As visitas orientadas às exposições temporárias no FACE e no Museu Municipal de Espinho são da responsabilidade do Serviço Educativo do Museu Municipal de Espinho.
É norma que a equipa reúna com o artista e/ou curador aquando da montagem da exposição, ou mesmo previamente, no sentido de se inteirar do percurso artístico, das obras que serão expostas, dos critérios de seleção das mesmas e do método de criação, entre outros detalhes que possam ser explorados com os grupos que visitarão a exposição.
Poderá ou não ser concebida uma oficina de exploração artística exclusiva em torno da exposição, a ser posteriormente replicada com diversos grupos de faixas etárias específicas, mediante adaptações. Em determinados casos o artista dinamiza a atividade em conjunto com a equipa, noutros a equipa fica equipada com as ferramentas necessárias para a dirigir autonomamente mediante a orientação e consultadoria prévias do artista e/ou curador. É frequente a equipa contar também com a consultadoria artística de Monsenhor enVide neFelibata do Teatro e Marionetas de Mandrágora e da equipa da Promoção Cultural da CME na conceção destas oficinas ou mesmo das visitas orientadas.
Depois de montada a exposição, a equipa de comunicação da Câmara Municipal de Espinho promove-a nas redes sociais, imprensa local e nos websites do Museu Municipal de Espinho e do Município de Espinho. É realizado, por parte da equipa do Museu, o contacto com instituições locais e vizinhas, no sentido de agendar as visitas e existe já um público regular e habitual nestas atividades.
As visitas orientadas centram-se naquilo que é o resultado da fruição do grupo, pelo que seguem sempre rumos e focos distintos mediante as sensações geradas e sempre no sentido da mínima interferência entre artista e público para uma máxima absorção de experiências pessoais únicas.
download
BANNER 1020 X 620.JPG 556 KbBANNER 1920 X 535.JPG 1 Mb
BANNER 304 X 205.JPG 89.8 Kb
BANNER 372 X 143.JPG 75.2 Kb
BANNER 377 X 210.JPG 123.7 Kb
BANNER 920 X 307.JPG 326 Kb
FACEBOOK 820 X 360.PNG 61.8 Kb
FACEBOOK 820 X 360.XCF 9.2 Mb
LOGOS - ATELIER02.ZIP 1.8 Mb
LOGOS - ESPINHO.ZIP 3.6 Mb
LOGOS - MAILART.PT.ZIP 1.1 Mb
LOGOS - MONSENHOR.ZIP 37.6 Mb
LOGOS - MIGVEL TEPES.ZIP 1.5 Mb
LOGOS - YZONK.COM.ZIP 4.3 Mb
LOGOS - CHICOISPERTO EDIÇÕES.ZIP 1 Mb
POSTER LOVE LIFE 001.PNG 4.3 Mb
POSTER LOVE LIFE 002.PNG 7.4 Mb
POSTER LOVE LIFE 003.PNG 3.2 Mb
POSTER LOVE LIFE.SVG 40.6 Mb
ARQUIVO IMAGEM ÁLBUM 69.2 Mb
ARQUIVO IMAGEM PROMO 150.4 Mb
ARQUIVO IMAGEM ENCONTROS 96.7 Mb
ARQUIVO IMAGEM IN SITE 191 Mb
ARQUIVO IMAGEM GALERIA 212.7 Mb
ARQUIVO IMAGEM VERNISSAGE 52.2 Mb
ARQUIVO IMAGEM POVO 1.6 Mb
EXPORTADO EM PDF EN 3.7 Mb
EXPORTADO EM PDF PT 3.7 Mb