Mailart & ArtByMail // repositório de convocatórias e exposições
last updated on 2024-12-04 13:53:30 / 0 days ago27 convocatórias_abertas
☑ assinale as convocatórias respondidas e facilite a consulta
9ª convocatória eletrónica para Postal Art Procedimentum 2025
OUÇA O ÁUDIO EM » https://nubla.bandcamp.com/music
Um catálogo multimídia será publicado em formato PDF como anexo ao número 14 da Magazine. O número 14 do Magazine-fanzine Procedimentum será publicado em janeiro de 2025 disponível em https://www.revista-fanzineprocedimentum.com/
✉ fb tw in /r
O que é o Natal para você? ■
O Natal é um convite à reflexão e a repensar as ações. Independente de uma crença ou religião, é um período envolto de muito amor, bondade e carinho.
Eu pessoalmente acho que é uma época marcada por um espírito de esperança e renovação.
Sou arteterapeuta e interessada em observar as opiniões das pessoas através das manifestações das suas expressões artísticas.
✉ fb tw in /r
Palestina Livre ■
✉ fb tw in /r
“VAMOS A JOGO” VI Convocatória Internacional de arte correio ■
A Quinta da Cruz - Centro de Arte Contemporânea de Viseu (Portugal) foi criado como um núcleo dinamizador de arte, cultura e identidade. É um espaço cultural orientado para a exibição de arte contemporânea, para o desenvolvimento de práticas artísticas, sendo percecionado como um motor de promoção artística local. Destinado à fruição pública, de cultura e lazer, insere-se numa ampla área verde de assinalável biodiversidade.
O projeto de arte correio promove a participação democrática das práticas artísticas, a partir da reativação de uma expressão que teve o seu auge, alternativamente aos meios convencionais das exposições de arte, nas décadas 60/ 70. Anualmente, desenvolve-se uma convocatória internacional e realiza-se uma mostra com os trabalhos rececionados.
Legitima ainda que a produção artística é uma expressão preponderante para a criação de espaços de diálogo, lugares de “quebra”, reinvenção e ousadia. Através desta convocatória assume-se o papel transformador, inclusivo e participado da arte. O percurso destas obras é interpretado e intervencionado ao longo desta viagem postal. Mais que uma convocatória anual, este projeto reivindica um modelo de trabalho colaborativo com o desígnio de constituir e dar visibilidade a coleções desta natureza.
Em 2024, VISEU valoriza os hábitos e rotinas mais saudáveis e ativas, promovendo um estilo de vida mais feliz e equilibrado. Com esta missão em mente, a cidade está empenhada em incentivar a comunidade a adotar práticas que melhorem o bem-estar físico e mental. A VI CONVOCATÓRIA, com o tema VAMOS A JOGO, convida todos a participarem nesta iniciativa artística que visa inspirar e motivar a população a integrar atividades desportivas e recreativas no seu dia a dia.
Lançamos o convite a artistas e a todos os interessados em arte correio [mailart] a enviar as suas obras, para a participação na VI edição desta convocatória. Somente obras recebidas via correio tradicional serão exibidas. Esperamos receber desenhos, colagens, selos, poesia visual e outros formatos criativos na Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea de Viseu.
Apesar de se estabelecerem normas específicas para as obras, os artistas são encorajados a explorar além dessas diretrizes e a desafiar o curador, incentivando assim a criatividade e a expressão artística livre.
✉ fb tw in /r
2024 Exposição Internacional de Arte Correio ■
✉ fb tw in /r
A Minha Vida é uma Canção ■
✉ fb tw in /r
Mailart: Livro dos Mortos
Sou um admirador do livro dos mortos, por isso acho que é necessário um livro do mesmo estilo para a MAILART.
A ideia surgiu da reciclagem de muito papel que havia em casa e assim nasceu este projeto.
Criar arte postal inspirada no “Livro dos Mortos” pode ser uma tarefa fascinante e criativa.
O “Livro dos Mortos” é um antigo texto funerário egípcio que contém feitiços e instruções para a viagem do falecido através da vida após a morte.
✉ fb tw in /r
Partilhar Beleza
Praticar a bondade aleatória e atos de beleza sem sentido.
(Anne Herbert)
✉ fb tw in /r
ROCK AND ROLL
✉ fb tw in /r
A Minha Utopia ■
✉ fb tw in /r
150 anos de impressionismo ■
✉ fb tw in /r
5 ARGUMENTOS ■
Em 2025, Ákos Székely, artista de vanguarda, poeta visual, figura de proa da assemblage húngara, da arte postal e do fluxus, faria 80 anos. O objetivo deste convite à arte postal é prestar homenagem ao trabalho e à personalidade de Ákos Székely.
Procuramos obras que reflictam o seguinte tema: 5 argumentos.
Ákos Székely considerava importante desenvolver as capacidades de debate e o pensamento crítico dos seus alunos. Nas suas aulas, realizavam-se debates abertos sobre todas as questões literárias e artísticas. Uma regra fundamental era a de que os participantes tinham de fundamentar os seus pontos de vista com 5 argumentos.
✉ fb tw in /r
Amarelo é Belo ■
✉ fb tw in /r
Arte Correio sobre as Pernas
✉ fb tw in /r
COLETIVAMENTE ■
No Japão, o ditado popular 人は人によって成立する (“As pessoas são apoiadas por outras”) reflecte a importância da cooperação e das relações interpessoais na sociedade. Em inglês, “pay it forward” incentiva o ato de fazer algo por alguém sem esperar nada em troca, criando uma cadeia de bondade.
✉ fb tw in /r
Coletivamente ■
✉ fb tw in /r
Contos de Fadas ■
“O conto oferece um modelo para a vida, um modelo vivificador e encorajador que permanece no inconsciente contendo todas as possibilidades positivas da vida.”
- Marie-Louise von Franz
Os Contos de Fadas fizeram e fazem parte da infância de muitos de nós e até hoje são encontrados tanto em tradições orais quanto em obras literárias. Sou Arteterapeuta e apaixonada por essas narrativas! Há anos, uso os Contos de Fadas como uma importante e potente ferramenta no meu trabalho como Arteterapeuta.
Criar Arte Correio com o tema Contos de Fadas será um retorno nas memórias do passado e uma oportunidade de releitura com uma nova narrativa de uma história conhecida, afinal as histórias variam de acordo com o contexto histórico geográfico.
Convido a todas e todos interessados a participar dessa convocatória, colaborando em montar uma coleção de Arte Correio do tema CONTOS DE FADAS para uso em estudos e pesquisas.
✉ fb tw in /r
Mandalas e seus Universos ■
Mandalas, com sua rica história, simbolismo e diversas aplicações culturais, representam um convite à introspeção, à autodescoberta e à conexão com o universo que nos cerca.
Ao explorar o mundo dos Mandalas, embarcamos numa jornada de transformação pessoal e coletiva, buscando significado, paz e a realização plena do nosso potencial humano.
Sou arteterapeuta e interessada em mandalas. Trabalhar com mandalas é um instrumento potente em contextos terapêuticos, clínicos e educativos.
✉ fb tw in /r
kreiseln ■
✉ fb tw in /r
Café
Tudo sobre o café e a sua cultura.
✉ fb tw in /r
Mudança ■
✉ fb tw in /r
Acabar com o colonialismo sexual na Ucrânia ■
✉ fb tw in /r
A MINHA CASA _ A VIDA FLUI ■
A Residência de Saúde não é apenas um local de cuidados, mas também um local de vida.
Viver é uma expressão de idade adulta, de capacitação e de inclusão.
✉ fb tw in /r
NUVENS ■
✉ fb tw in /r
Anjos ■
CRIATURAS ENIGMÁTICAS, MENSAGEIRAS, GUARDIÃS. CRIATURAS QUE VIVEM ENTRE O VISÍVEL E O INVISÍVEL, PERTO DE NÓS?
✉ fb tw in /r
Que teatro! ■
Porquê esta convocatória de arte correio?
Muito simplesmente porque gostamos e apreciamos o teatro. Encontramos teatro todos os dias, por exemplo, em situações do quotidiano ou em expressões idiomáticas que se referem a ele, como “O mundo é um palco”, “fazer o espetáculo andar”, “esperar nas alas”, “roubar o espetáculo”, “Que drama!”, etc. Assim, encontramos o “teatro” no nosso quotidiano e, muitas vezes, ele faz-nos sorrir.
A cidade de Schweinfurt é um dos felizes proprietários de um edifício de teatro. É um teatro convidado e, por isso, oferece a muitos conjuntos diferentes a oportunidade de se apresentarem a um público amante de teatro através de uma grande variedade de peças.
Não há limites para a alegria da experimentação, que também pode ser limite para os espetadores individuais.
Schweinfurt tem uma longa tradição teatral, documentada pela primeira vez em 1572 com a representação da “Comédia do Juízo Final”.
Os locais de representação mudaram frequentemente ao longo dos anos.
Em 1966, foi inaugurado um novo edifício de teatro na Roßbrunnstrasse. Foi concebido pelo arquiteto do Prof. Erich Schellig, com uma planta poligonal e superestruturas cubistas. Uma grande escadaria liga o edifício do teatro ao parque Châteaudun.
Em suma, o edifício tem um aspeto diferente em todos os lados.
No interior, encontramos uma obra de arte de Gustl G. Kirchner com uma parede turquesa em técnica de espátula; na escadaria, Günther Zirkelbach criou um relevo com placas de gesso cortadas; o Prof. Karl Dahmen dedicou-se à grande parede de 130 metros quadrados com uma técnica de espátula de dispersão. Foi um importante representante do Tachismo. O seu trabalho é considerado uma das principais obras do Informel alemão. A cenógrafa Trude Karrer concebeu a escultura de luz suspensa no auditório.
A iluminação indireta desta sala é igualmente impressionante. A sua parede, coberta de corpos piramidais que brilham para fora de si próprios, alguns dos quais dourados, cria uma atmosfera maravilhosa. E assim poderia continuar durante muito tempo a descrever o nosso belo teatro.
Desde 1973, há um dia de teatro de marionetas, em intervalos regulares. Uwe Brockmüller expunha regularmente partes da sua coleção de marionetas em vitrinas de vidro. Assim, podia-se ter uma impressão da variedade de diferentes teatros de marionetas — especialmente na região asiática.
O nosso teatro vai ser completamente renovado. Por esta razão, lançámos esta convocatória de arte correio. Temos curiosidade em saber como e o que é entendido como teatro e o que as pessoas se associam a ele.
✉ fb tw in /r
[e]mailart
considere o que [e]mailart é e poderá ser. considere qual é a diferença entre apenas enviar um simples anexo ou imagem como corpo de correio electrónico ou enviar uma verdadeira obra de arte que usa toda a capacidade do que incorpora o mundo digital e a antiga tecnologia e protocolos de um correio electrónico.
alternativamente, também pode submeter algumas palavras, o seu ponto de vista sobre o assunto, ou mesmo um ensaio sobre o "mundo digital vs mailart vs [e]mailart vs arte".
será que um mero anexo poderá ser considerado uma obra de arte? ou devemos explorar algo que resida no corpo do correio eletrónico e seja mutável e único e incapaz de subsistir noutro meio para além desse?
quaisquer perguntas sobre a convocatória não devem ser enviadas para nós por correio electrónico, pois não serão respondidas.
obrigado pela sua contribuição. todoa a [e]mailart válida será reunida e apresentada principalmente no seu formato e suporte digital e, eventualmente, em catálogo.
para mais convocatórias, aceda a www.mailart.pt e consulte toda a documentação disponível.