Mailart & ArtByMail // open_calls & exhibitions repository

HATE MAIL? FOR YA FAT F#CK

exposição internacional de arte como sensibilização

REF hatemail
HATE MAIL? FOR YA FAT F#CKHATE MAIL? FOR YA FAT F#CKHATE MAIL? FOR YA FAT F#CKHATE MAIL? FOR YA FAT F#CKHATE MAIL? FOR YA FAT F#CKHATE MAIL? FOR YA FAT F#CKHATE MAIL? FOR YA FAT F#CKHATE MAIL? FOR YA FAT F#CK

sobre

Em convocatórias de arte_correio e arte_por_correio anteriormente curadas, lidamos com conteúdo semelhante… em “desAMORes” trabalhamos em torno do conceito de amores inigualáveis ou não correspondidos e na convocatória “QUEIXA-TE” solicitamos aos artistas para reclamarem e queixarem-se sobre qualquer assunto do qual não estivessem satisfeitos. Na presente convocatória, intitulada “Hate Mail? for ya Fat F#uck”, dirijo-me aos artistas e peço que apoiem os demais colegas que constatam as suas obras censuradas repetidamente. Esses artistas censurados expõem situações graves da nossa vida presente, tocando em assuntos considerados sensíveis e que estão assinalados em listas de “gatilhos” internacionais, mas eles estão de fato a expressar-se através da arte e a criar consciência sobre esses assuntos. “Ignorar não vai fazer com que desapareça” é o conceito acima de tudo.

Estou farto de que notável obra de arte seja censurada devido ao tema ou, pior ainda, porque simplesmente apresenta nudez.

Não é incomum que nos passe ao lado conteúdo que possa ser identificado como sensível. Talvez o gatilho pareça não adequado para si e acredite que não precisa ser sinalizado ou simplesmente parece parvo. Ou talvez você esteja a lidar apenas com um floco de neve (snowflake).

Floco de neve é um termo para alguém que pensa que eles são únicos e especiais, mas, na verdade não são. Ele ganhou popularidade após o filme “Fight Club” da citação “Tu não és especial. Tu não és um floco de neve bonito e único. Tu és a mesma matéria orgânica em decomposição como todo o resto.” Começou a ser usado extensivamente como um pretexto para alguém que é facilmente ofendido ou sentiu que precisava de um “espaço seguro” longe das duras realidades do mundo, mas agora transformou-se num colapso geral para quem reclama sobre qualquer assunto.

Hoje em dia existem tantas pessoas sendo acionadas por toda e qualquer razão que se tornou comum ter as criações de artistas sendo reportadas e consequentemente censuradas em redes como o Instagram e Facebook. Parece que regredimos a tempos passados, quando roupas foram pintadas e esculpidas sobre obras de arte, mas agora através de pixeis ou barras negras. Espero que através desta convocatória se inicie um diálogo aberto sobre estes assuntos e problemáticas para deixarmos de nos sentir incomodados ao os abordarmos.

Não promovo ações ilegais nem a solicitar conteúdo ilegal, mas ignorar não é a solução e não fará desaparecer certos comportamentos. Foi novamente provado que dialogar e abordar estas temáticas problemáticas incomoda diversas pessoas, dado que esta convocatória foi alvo de censura por colegas artistas. Então, para confrontar esse assunto, toda arte submetida deve explorar a ofensiva ou debater/abordar/lidar de alguma forma com esta problemática. Trabalhe com os termos sensíveis mais comuns e expresse-se livremente através da arte.


De momento a coleção conta com 208 obras de 17 artistas de 12 diferentes nacionalidades.

ficha artística

DIREÇÃO ARTÍSTICA E CURADORIA inominável homem
CONSULTOR ARTÍSTICO Migvel Tepes
SERVIÇO EDUCATIVO Rita Betânia
PRODUÇÃO MAILART.PT

download

ARQUIVO IMAGEM ÁLBUM 26.1 Mb
ARQUIVO IMAGEM GALERIA 29.4 Mb
EXPORTADO EM PDF EN 2.1 Mb
EXPORTADO EM PDF PT 2.1 Mb

galeria

^