18 mostras
☑ assinale as convocatórias respondidas e facilite a consulta
Que teatro!
Porquê esta convocatória de arte correio?
Muito simplesmente porque gostamos e apreciamos o teatro. Encontramos teatro todos os dias, por exemplo, em situações do quotidiano ou em expressões idiomáticas que se referem a ele, como “O mundo é um palco”, “fazer o espetáculo andar”, “esperar nas alas”, “roubar o espetáculo”, “Que drama!”, etc. Assim, encontramos o “teatro” no nosso quotidiano e, muitas vezes, ele faz-nos sorrir.
A cidade de Schweinfurt é um dos felizes proprietários de um edifício de teatro. É um teatro convidado e, por isso, oferece a muitos conjuntos diferentes a oportunidade de se apresentarem a um público amante de teatro através de uma grande variedade de peças.
Não há limites para a alegria da experimentação, que também pode ser limite para os espetadores individuais.
Schweinfurt tem uma longa tradição teatral, documentada pela primeira vez em 1572 com a representação da “Comédia do Juízo Final”.
Os locais de representação mudaram frequentemente ao longo dos anos.
Em 1966, foi inaugurado um novo edifício de teatro na Roßbrunnstrasse. Foi concebido pelo arquiteto do Prof. Erich Schellig, com uma planta poligonal e superestruturas cubistas. Uma grande escadaria liga o edifício do teatro ao parque Châteaudun.
Em suma, o edifício tem um aspeto diferente em todos os lados.
No interior, encontramos uma obra de arte de Gustl G. Kirchner com uma parede turquesa em técnica de espátula; na escadaria, Günther Zirkelbach criou um relevo com placas de gesso cortadas; o Prof. Karl Dahmen dedicou-se à grande parede de 130 metros quadrados com uma técnica de espátula de dispersão. Foi um importante representante do Tachismo. O seu trabalho é considerado uma das principais obras do Informel alemão. A cenógrafa Trude Karrer concebeu a escultura de luz suspensa no auditório.
A iluminação indireta desta sala é igualmente impressionante. A sua parede, coberta de corpos piramidais que brilham para fora de si próprios, alguns dos quais dourados, cria uma atmosfera maravilhosa. E assim poderia continuar durante muito tempo a descrever o nosso belo teatro.
Desde 1973, há um dia de teatro de marionetas, em intervalos regulares. Uwe Brockmüller expunha regularmente partes da sua coleção de marionetas em vitrinas de vidro. Assim, podia-se ter uma impressão da variedade de diferentes teatros de marionetas — especialmente na região asiática.
O nosso teatro vai ser completamente renovado. Por esta razão, lançámos esta convocatória de arte correio. Temos curiosidade em saber como e o que é entendido como teatro e o que as pessoas se associam a ele.
Mailart: Livro dos Mortos
Sou um admirador do livro dos mortos, por isso acho que é necessário um livro do mesmo estilo para a MAILART.
A ideia surgiu da reciclagem de muito papel que havia em casa e assim nasceu este projeto.
Criar arte postal inspirada no “Livro dos Mortos” pode ser uma tarefa fascinante e criativa.
O “Livro dos Mortos” é um antigo texto funerário egípcio que contém feitiços e instruções para a viagem do falecido através da vida após a morte.
(R)EVOLUÇÃO
Por ocasião do seu 50.º aniversário, em 2024, o Museu Markgräfler e o Markgräfler Museumsverein Müllheim, com o seu grupo de trabalho artístico, convidam os artistas a enviar por correio um ou mais postais feitos por eles próprios (a chamada mail art) sobre o tema "(R)Evolução".
POMO V EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE ARTE POSTAL
Aves e Natureza - COA-POA
O COA-PoA foi o primeiro Clube de Observadores de Aves do Brasil, completando em 2024 50 anos! Para comemorar, lançamos esta convocatória de Arte Correio com o tema “Aves e natureza”.
Pássaros e Natureza
POESIA É RESISTÊNCIA
No cenário das paisagens distópicas da nossa sociedade contemporânea, pensar a poesia não mais como um simples exercício estético, mas como ferramenta crítica e política, implica abordar o experimental numa dimensão situada e contextual. Neste sentido, a Bienal POSVERSO é concebida como um apelo aos artistas que manifestam o desejo de se distanciarem das puras variações formais, de se aventurarem em projetos, de se distanciarem das puras variações formais, para se aventurarem, pelo contrário, a alcançar uma poética que valorize os signos críticos e que permita condições de leitura que dialoguem com a realidade.
A arte postal tem uma longa tradição de posicionamento político e de resistência.
O que é que a arte postal e a poesia experimental podem contribuir hoje para o caminho da resistência? Quais são os meios de comunicação e os discursos que são utilizados para influenciar o mundo convulsionado em que vivemos? A que aspetos da nossa realidade se dirige esta resistência? Para Deleuze, pensar é resistir, e o pensamento é um conjunto de forças que resiste à morte. No nosso mundo contemporâneo, a morte tem múltiplas faces: migrações forçadas, guerras, pobreza, fome, alterações climáticas, desigualdade do sistema capitalista, propagação e ascensão de forças políticas de extrema-direita. O que é que a poesia pode fazer perante tudo isto?
Eleições
A linguagem visual desenvolvida ao longo de anos de publicidade política insípida permeia agora a maior parte da nossa tecnologia que antecede cada eleição nos Estados Unidos. As idiossincrasias que emergem em cada ciclo são rapidamente usurpadas por um tom predominante, abrangente e talvez até reconfortante - se for apenas por familiaridade - de política eleitoral cínica. O suspiro subsequente do corpo votante chega-nos em dísticos, uma vez quando os anúncios são eliminados dos nossos dispositivos e uma segunda vez quando os resultados eleitorais são contados.
Esta exposição temática solicita respostas enviadas por correio eletrónico sobre a linguagem visual da política eleitoral que complicam, problematizam e reflectem sobre as formas como o nosso sistema político está agora entrelaçado com a experiência humana. A curadoria da exposição reflecte o ritmo frenético da compra de meios de comunicação social multiplataforma, expandindo e intensificando a sua presença exponencialmente à medida que o dia das eleições se aproxima, culminando numa exposição online frenética e cacofónica nos dias que antecedem as eleições nos EUA. O sítio Web com todos os trabalhos recebidos estará disponível até ao dia da tomada de posse, em 2025.
Estamos particularmente interessados nas respostas globais ao ciclo eleitoral nos Estados Unidos, embora tencionemos mostrar todos os trabalhos recebidos.
Redescobrindo a gentileza
A gentileza é contagiosa (Mestre Gentileza), a alegria da humanidade (Marco Aurelio) e há múltiplos benefícios ao bem-estar psicossocial. Convidamos a todas e todos a celebrar a gentileza e a aceitação da diferença, relembrando as belas atitudes humanas como empatia e tolerância. Participe connosco no dia mundial da gentileza, afinal: O que é gentileza para você?
Espaço Livre para a Imaginação
Homenagem a Doriano Rota Artista de Arte Correio
Uma homenagem a um querido amigo e camarada, que depois de uma militância de toda a vida nos deixou, presente em mil lutas, iniciativas sociais, culturais e políticas, porque acreditava que a sociedade podia ser mudada num sentido libertário com o empenho pessoal e a entreajuda.
Retratos Africanos
Miniprint International 2024 - Plantas Nativas
kreiseln
kreiseln
[e]mailart
considere o que [e]mailart é e poderá ser. considere qual é a diferença entre apenas enviar um simples anexo ou imagem como corpo de correio electrónico ou enviar uma verdadeira obra de arte que usa toda a capacidade do que incorpora o mundo digital e a antiga tecnologia e protocolos de um correio electrónico.
alternativamente, também pode submeter algumas palavras, o seu ponto de vista sobre o assunto, ou mesmo um ensaio sobre o "mundo digital vs mailart vs [e]mailart vs arte".
será que um mero anexo poderá ser considerado uma obra de arte? ou devemos explorar algo que resida no corpo do correio eletrónico e seja mutável e único e incapaz de subsistir noutro meio para além desse?
quaisquer perguntas sobre a convocatória não devem ser enviadas para nós por correio electrónico, pois não serão respondidas.
LEONIART PROJECT MMLVII - "Salte para o futuro"
Os artistas têm que representar uma paisagem da sua cidade, país ou qualquer lugar do mundo como imaginam que será em 2057. Pode ser algo distópico, fantástico, uma paisagem maravilhosa e pacífica cheia de cores, ou simplesmente o mesmo que visto hoje. Pode ser profético ou não.
"E" Ambassadeur d'Utopia